terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Handebol paraisense conquista duas medalhas de bronze no Jojuninho

Equipes feminina e masculina sub 15 caíram nas semifinais, mas se recuperaram e foram ao pódio mais uma vez





Em processo de renovação, as equipes feminina e masculina de handebol de São Sebastião do Paraíso participaram, no último final de semana, do 20º Jojuninho (Jogos Infantis) para atletas de até 15 anos. Os jovens atletas não decepcionaram e, mais uma vez, voltaram para a casa com medalhas no peito. A competição de base mais tradicional da região foi disputada em Poços de Caldas. 



FEMININO

Atuais campeãs da Lidarp (Liga do Alto do Rio Pardo), as meninas de Paraíso iniciaram a competição com grande expectativa, porém, a ansiedade não fez bem à equipe, que perdeu seu primeiro jogo no ano para Muzambinho: 16 a 12.

A derrota desestabilizou a equipe, que não conseguiu manter a boa média de gols na segunda partida da fase classificatória, contra Itamonte. A defesa, contudo, funcionou bem e as meninas de Paraíso venceram por 8 a 7.

Com a vitória, o time seguiu para a última rodada precisando de mais um êxito para se classificar para as semifinais. As meninas recuperaram a confiança e o bom handebol apresentado durante a temporada e golearam as donas da casa por 22 a 5.

Já pelas semifinais, o time paraisense enfrentou Baependi, equipe de regularidade admirável. A disputa permaneceu equilibrada do primeiro ao último lance do tempo regulamentar, que terminou empatado em 16 a 16. Na prorrogação, mais igualdade e ambos os times marcaram mais quatro vezes e o jogo foi para as cobranças dos sete metros (a disputa de pênaltis da modalidade). Baependi aproveitou os três tiros, já Paraíso errou um e perdeu a chance de ir a mais uma decisão de campeonato.

As meninas, todavia, não tiveram muito tempo para lamentar a eliminação, pois disputariam a medalha de bronze contra Muzambinho, algoz na primeira fase. Em partida muito diferente da anterior, Paraíso demonstrou maturidade e vibração e subiu ao pódio após a vitória por 18 a 13. “Todas as atletas estão de parabéns, sempre com muita força de vontade e união. Elas escreveram sua historia se tornando grandes atletas e verdadeiras guerreiras”, diz a treinadora Mariana Nascimento.



MASCULINO

Conquistar a medalha de ouro dos Jogos Infantis era o objetivo dos garotos de Paraíso, porém, antes disso, eles sabiam que era preciso passar pelo chamado “grupo da morte” do torneio regional.

A estréia na primeira fase não poderia ser melhor. Contra a forte Botelhos, e equipe se impôs em quadra e fechou o jogo em 20 a 14. O maior desafio da primeira fase, porém, estaria por vir. Na segunda rodada, em partida durís-sima contra Baependi, que conta com atletas de alto nível, Paraíso até tentou, mas sucumbiu perante o forte ataque adversário: 17 a 25.

Assim como as meninas, o time masculino também dependia de uma vitória no terceiro jogo para garantir a ida para as semifinais. Depois de um jogo tenso e muito disputado com An-dradas, a recompensa veio com o placar favorável em 17 a 16.

A disputa por uma das vagas na final do Jojuninho também saiu depois de empate no tempo normal. Com o placar em 20 a 20, Paraíso e Poços de Caldas foram para a prorrogação e os donos da casa, apoiados pela torcida, jogaram melhor e fizeram 26 a 24.

Ainda com esperanças de terminar a competição com uma medalha, os garotos disputaram um grande clássico do handebol regional contra Guaxupé. Focados no objetivo, eles não deram chances para o rival e conquistaram o bronze após vitória por 24 a 17.

Além das duas medalhas, o handebol paraisense teve como destaques individuais as jovens Maria Carolina Caetano, como melhor pivô do torneio, e Ana Laura Ernesto, revelação do Jojuninho. Além disso, Mathe-us Pereira conquistou o troféu de melhor goleiro. Este é o sexto ano consecutivo que a cidade leva a premiação de melhor arqueiro. “Quando não é no feminino, é com o masculino. Isso mostra o bom trabalho de base que vem sendo feito, sempre renovando o elenco com grandes participações em todas categorias e revelando grandes atletas”, comemora a treinadora Mariana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário