terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Times de São Tomás conquistam ouro e prata em interestadual de handebol

Meninos e meninas aquinenses conquistaram feitos inéditos em torneio disputado em São Lourenço


O handebol da região não para de colecionar grandes feitos. No mesmo fim de semana em que os jovens de São Sebastião do Paraíso conquistaram o título da Copa Derla na categoria adulta, duas equipes de São Tomás de Aquino fizeram bonito e conquistaram um ouro e uma prata em um torneio interestadual disputado no Sul de nosso Estado.

Durante os dias 17 a 20, foi realizada em São Lourenço a 9ª edição do Fest Hand, que reúne equipes de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Neste ano, São Tomás participou com suas equipes da categoria cadete (até 16 anos) nas modalidades masculina e feminina.

Em torneio disputado no formato pentagonal (com cinco times, onde todos se enfrentam uma única vez), as meninas de São Tomás superaram todo o nervosismo natural de uma estréia e venceram as donas da casa por 16 a 13. No segundo compromisso, a equipe aproveitou as raras oportunidades de gol e derrotou as cariocas de Nilópolis por 9 a 5.

Pela terceira rodada do torneio, São Tomás surpreendeu o forte time de Itamonte e conquistou mais uma vitória: 16 a 13 e viu a possibilidade de título se aproximar. Porém, para conquistar a medalha de ouro, era preciso antes passar pelas garotas de Juiz de Fora. Com uma atuação impecável, as jovens treinadas pela professora Mariana Nascimento, de Paraíso, anotaram 14 a 5 no placar e ficaram com ouro inédito.

Já os meninos estrearam na competição com derrota para Duque de Caxias-RJ por 18 a 14, no entanto, a reação não tardou a chegar; na segunda rodada, vitória difícil sobre o bom time de Baependi por 17 a 15. O resultado deu à equipe de São Tomás uma vaga para a semifinal do torneio.

Lima Duarte era o último obstáculo do time aquinense antes da briga pela medalha de ouro e os jovens “passearam” em quadra ao derrotar o adversário por 23 a 12. O adversário na grande decisão era algoz da primeira rodada e, mais uma vez, a vitória ficou com os cariocas: 12 a 11. A prata, também inédita, foi muito bem recebida.

“Todos os atletas estão de parabéns, pois demonstraram dentro de quadra muita força de vontade e raça. Deram o melhor de si. O masculino, mesmo com atletas novos, demonstrou um nível alto, são atletas diferenciados, rápidos. Já as meninas, com muita disciplina tática, demonstraram que São Tomás de Aquino continua sendo um grande celeiro de atletas da modalidade”, avaliou a treinadora Mariana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário